sexta-feira, 29 de junho de 2012

A paixão de Jane Eyre- Charlotte Brontë

Este livro é marcante para mim. Quando eu era mais novinha, gostava muito de ir à biblioteca e requisitar livros. Um dos que li num verão qualquer, tinha eu por volta de 15 anos, foi este. E adorei-o. Recentemente, ele foi reeditado, e tem tido alguma publicidade também por causa do filme que recentemente estreou no cinema (21 de Abril). Quando o vi novamente à venda, eu quiz logo comprá-lo! Foi um clássico do qual gostei muito e tinha uma história da qual eu ainda me lembrava tão bem... No entanto, alguns pormenores já não existiam na minha memória e foi bom lê-lo novamente. Este livro publicado em Londres em 1847 é certamente a obra com maior sucesso de Charlotte Brontë e abre caminho para um tipo de mulher a que até aquele momento, o público não estava habituado, já que Jane Eyre se revela uma mulher apaixonada mas completamente independente. Um livro que eu recomendo com toda a certeza. É um dos meus romances preferidos.

A Paixão de Jane Eyre é a história de uma órfã que vive com a sua desagradável tia e os seus nada atractivos primos. Mais tarde, colocada num asilo, Jane começa a desenvolver um espírito independente para a época e aprende que a melhor maneira de manter o respeito próprio na adversidade é manter o autocontrole. Esta aprendizagem servir-lhe-á para toda a vida e permite-lhe repudiar noivos, ser auto-suficiente, mudar de identidade e encontrar um seu igual ao nível intelectual e da paixão sexual.(Bertrand.pt)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...