quinta-feira, 14 de março de 2013

O nosso corpo, O peixe que evoluiu - Keith Harrison

Este livro é muito bom. Escrito de forma divertida, permite-nos fazer a ligação entre caracteristicas do nosso corpo e caracteristicas dos animais que apareceram na Terra bem antes de nos. De facil leitura e recomendado pelo plano português de leitura, eu recomendo-o mesmo! Adorei!!!

Sinopse Ciência 2.0:
Recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com temas científicos para o 3º ciclo, “O nosso corpo: o peixe que evoluiu” assume a pertinência de um livro que, através de uma linguagem acessível a todos e com exemplos do dia-a-dia, nos conta porque é que o corpo humano é como é. Quais as nossas origens? Por que razão é que os nossos cotovelos e os nossos joelhos dobram em direções opostas? “Alguma vez tinha reparado neste facto?”, pergunta o autor ao leitor. O livro, que aborda a ciência de forma didática, começa com uma série de questões às quais vai respondendo e saciando a curiosidade de quem lê.
Nesta obra, Keith Harrisson explica os conceitos de evolução e de seleção natural, argumentando que evoluímos desde os peixes, que evoluíram para anfíbios, os anfíbios para os répteis, os répteis para os mamíferos e por aí fora até nos especializarmos em primatas, mais concretamente na espécie humana! O escritor fundamenta-o com imagens, com averiguações de cientistas e dá exemplos que nos fazem realmente pensar: “Afinal, faz todo o sentido”. Escrito de forma simples e cativante, este livro convida o leitor a uma viagem pela história da existência do nosso corpo, afunilando ao longo dos diversos capítulos, incitando-o a participar, através de experiências com o corpo, para comprovar o que a ciência diz. A jeito de desafio até começa por revelar que todos nós somos cientistas. Ao longo das várias secções há sempre um pequeno resumo que nos explica o que herdamos dos nossos antepassados.
Ficam algumas questões para aguçar a curiosidade dos leitores: Por que razão os homens têm mamilos? Por que motivo temos costelas por cima do peito e por cima do estômago não? Por que temos cinco dedos em cada mão e em cada pé?

Fonte: http://www.ciencia20.up.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...