terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pontapés na Gramática- Sandra Duarte Tavares e Joana Dias


Ora aqui está um livro a ser lançado dia 4 de Fevereiro e que será reconhecido pelos fãs da Antena 3. O programa da 3, agora em livro... Quem resiste?

"Quem nunca teve dúvidas sobre a grafia de uma palavra, sobre a conjugação de um verbo, sobre qual a palavra adequada para um determinado contexto, ou ainda sobre este ou aquele aspeto do novo Acordo Ortográfico?

Pontapés na Gramática tem como base um programa radiofónico de sucesso com o mesmo nome, na Antena 3, com a linguista Sandra Duarte Tavares e a locutora Joana Dias, que também é coautora da versão impressa.

O livro, visando alertar o leitor para os muitos pontapés na gramática que são dados um pouco por todo o lado, inclui um prefácio do professor Marcelo Rebelo de Sousa.

Trata-se de um auxiliar prático, organizado em torno das áreas mais críticas da língua portuguesa, que inclui uma seleção de questões que vão ao encontro das dúvidas e dificuldades mais frequentes, incluindo uma secção dedicada ao novo Acordo Ortográfico.

O livro está organizado em 370 perguntas e respetivas respostas, de modo a estimular e despertar a curiosidade do leitor, desafiando-o a escolher a resposta certa. Os esclarecimentos relativos aos 370 desafios, sempre com base em argumentos científicos, estão apesar disso redigidos numa linguagem muito clara e acessível ao grande público.

O que motivou as autoras para a publicação deste livro? «A paixão pela língua através da qual todos expressamos as nossas emoções, sonhos e ambições», mas também a necessidade premente de defender a identidade da língua portuguesa, um património valioso que é necessário preservar."
Wook.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...