quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O diário de Anne Frank


Li "O Diário de Anne Frank" pela primeira vez há muitos anos atrás e gostei muito embora nos comova de uma forma que não tem explicação. Passados uns anos, recebi "Os últimos sete meses de Anne Frank" que é francamente mais difícil de ler. Os testemunhos de 6 mulheres que, de uma maneira ou de outra, se cruzaram com a pequena judia, é revoltante, arrepiante e damos por nós a pensar vezes sem conta; "Como é possível tratar pessoas desta forma? Há animais de quatro patas que são tratados com todas as mordemias!!! Não sou contra as mordemias aos nossos amigos de quatro patas, atenção! Sou contra a crueldade que o ser humano pode apresentar para com outros seres da mesma espécie!!! É caso para dizer: "Quanto mais conheço os homens, mais gosto de cães!" O ano passado, no aniversário do lançamento do diário, houve uma re-edição completa do livro. Partes que não se encontravam no 1º diário, encontram-se agora nesta re-edição. Voltei a ler "O diário de Anne Frank" e não tinha ideia do quão mal ela se dava com a mãe, ou pelo menos do que ela pensava acerca dela... Avante, estas histórias de vida têm de servir para alguma coisa: temos que ser uns pelos outros, aprender uns com os outros! A vida é admirável graças à diversidade!!!

2 comentários:

  1. Li o diário de Anne Frank há uns bons anos atrás e confesso que me arrepiou um bocado... É uma história deveras comovente, como tu disseste, mas ao mesmo tempo, em algumas partes senti como se ler o diário fosse uma invasão de privacidade. :/
    Da ultima vez que estive em Amesterão encontrei-me numa rua chamada "Anne Frank". Como tinha lá monumento marcado no mapa, supus que fosse a casa onde ela tinha permanecido escondida, e decidi passar por lá. Contudo o nome tinha-me aldrabado. Apesar de ser a "Rua Anne Frank" a dita casa ficava na outra ponta da cidade! Vai ter de ficar para uma próxima visita à cidade.
    Beijinhos! ;)

    ResponderEliminar
  2. Vítor Gonçalves Ferreira18 de novembro de 2011 às 21:12

    Li este livro e confesso que me impressionou a maneira como os judeus viviam os seus dias na angústia de serem apanhados. É incrivelmente desumano o que passaram e é incrivel a força e a coragem que tiveram perante tal cobardia e ódio Nazi. Leiam e sintam a força de viver.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...