sexta-feira, 30 de março de 2012



Eis um livro que li há alguns anos e posso dizer que gostei muito. Esta colecção da Visão contava com vários livros dos grandes autores da língua portuguesa, no entanto, naquela altura só fiquei com este e com o segundo. Este autor de 88 anos lançou "Gabriela, cravo e canela" em 1958.

"Um romance esfuziante e sensual protagonizado pela mulata Gabriela. Passado na década de 20 na pacata e rica Ilhéus, numa altura em que prospera o negócio do cacau, com uma vida nocturna activa, entre bares e bordeis, num universo de coronéis, jagunços e prostitutas e trambiqueiros de diferente calibre, desenrola-se o drama de Gabriela. Um romance envolto de enorme sensualidade e ao mesmo tempo heróico e selvático, livre e pleno de alegria." www.bertrand.pt

Este foi o resumo que eu encontrei que melhor traduz a história deste livro em que Gabriela, a bela mulata com cheiro a canela, é a principal protagonista. Apaixonada por Nacib, Gabriela demonstra ao longo do romance que ela é demasiado independende e "selvagem" para se prender a costumes ditados pela sociedade. Este livro, o mais vendido e traduzido de Jorge Amado originou a telenovela de enorme sucesso com o mesmo nome que foi, inclusivé, a primeira telenovela a passar em Portugal! Eu?... nunca vi mas gostei muito do livro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...